Visão da Paróquia

"Neste portal pode conhecer melhor tudo o que diz respeito à paróquia e encontrar o que precisa de contactos e informações. Tudo isto que aqui apresentamos é unificado pela Visão que nos projecta no futuro: Somos uma comunidade orante e acolhedora, enraizada em Cristo, que serve e anuncia o Evangelho para a transformação do mundo."
Pe. Jorge Santos

Paróquias de S. José e S. João Baptista irão formar Unidade Pastoral com o Pe. Jorge e o Pe. Filipe Dinis

Chama-se Unidade Pastoral a duas ou mais paróquias que têm o mesmo pároco ou a mesma equipa de padres a trabalhar em conjunto e que, respeitando a identidade própria de cada paróquia, caminham no sentido de realizar uma pastoral comum, poupando, assim, recursos huma-nos e tempo.

A forma a adotar dessa Unidade Pastoral será algo que a prática pastoral mostrará na escuta permanente da voz do Espírito que se revela nas orientações da Igreja Diocesana e na reflexão das comunidades paroquiais, através das suas equipas de animação pastoral, Conselhos Pastorais e outras instâncias de comunhão eclesial.

O P. Filipe Diniz, que vem trabalhar com o pároco, como vigário paroquial, é um jovem e simpático sacerdote, de 35 anos, que tem sido o diretor do Secretariado de Pastoral Juvenil e Assistente do CNE. Há dois anos que é também pároco de todo o concelho de Miranda do Corvo com o P. Fileno, que já conhecemos.

Jantar de apresentação Percurso Alpha - 22 de Setembro

Será na sexta-feira, aqui na paróquia de S. João Baptista,  o jantar «Vinde e vede» para a apresentação do percurso Alpha.

Ponha na sua agenda e convide um amigo. Este terá o seu início a 4 de outubro, excecionalmente a uma quarta-feira, mas todos os outros dias será à sexta-feira.

Alpha é uma série de sessões que exploram a Fé Cristã, habitualmente durante 11 semanas. Cada tema aborda uma questão diferente sobre Fé e é projectado para suscitar diálogo. Alpha é feito em todo o mundo e todos são bem vindos. É feito em cafés, igrejas, universidades, etc... Não há dois Alphas iguais, mas todos têm algo em comum: comida, um tema e boa conversa.

Inscrições abertas!

Abertura da Catequese e Acolhimento das crianças e pais - 30 Setembro

Festa de Abertura da Catequese na nossa paróquia.

O modelo de catequese é o familiar, e por isso na paróquia há catequese de 15 em 15 dias, para pais e filhos separadamente.

Inscrições Abertas!

Jantar de angariação de fundos - 30 de Setembro

À semelhança do ano anterior, está a ser organizado um jantar de angariação de fundos para o dia 30 de setembro, que será na quinta D. Luís, em Pereira do Campo. O preço será 35€, quinze euros mais barato do que o ano passado. É um jantar mesmo para ser de angariação de fundos.

Convide amigos a ajudar a construção da Igreja, indo ao jantar. E se conseguir juntar 5 amigos adquira meia mesa, onde ficarão todos juntos. Mas se conseguir arranjar mais 9 amigos ficará com uma mesa inteira por sua conta. O ideal seria que houvesse várias pessoas a ficarem com uma mesa.

Os que não conseguirem arranjar amigos para irem, mas que querem inscrever-se, inscrevem-se junto de outras pessoas ou no cartório.

Início percurso Ela&Ele - 13 de Janeiro de 2018

Com base na pedagogia dos Percursos Alpha, o percurso “Ela & Ele” visa ajudar os casais a “construir uma relação duradoura”.

Em poucas palavras, trata-se de um percurso em “oito jantares românticos”, em que cada casal começa uma refeição a dois à luz das velas, passando depois por uma apresentação temática intervalada por tempos de diálogo em casal, porque não há discussões em grupo. No final de cada sessão, são propostos exercícios em casal para casa.

Embora seja um percurso promovido pela equipa de pastoral familiar da Paróquia de S. João Baptista, o tema da religião não é propriamente abordado, pelo que é aberto a casais não cristãos.

O preço por casal e por sessão é de 12€ e há serviço de babysitting.

A construção da Igreja e Centro Paroquial, tijolo a tijolo... Juntos vamos conseguir!

Último saldo publicado da conta da construção:  96.614€.

Entretanto, o Jantar Africano, ideia e oferta do casal angolano Paulo Soma e Mabi Soma, rendeu 769€. Para eles, vai o nosso aplauso e gratidão e para todos os que com eles colaboraram, quer outros angolanos amigos, quer pessoas da paróquia.

De elos, recolheu-se 330€; de rifas, 732,50€; anónimos 45€; Arlindo Rosa, 5€; Atelier do Tempo e do Saber, 255€ (vendas na festa de S. João Baptista de alguns dos seus trabalhos); da Pastoral da Partilha da paróquia, entrou na conta da construção 1.249,50€ e assim cantamos um TE Deum, pois chegámos aos 100.000€.

Graças a Deus e a todos os que têm colaborado com amor e paixão para esta causa! Estávamos em 50.000 quando realizámos o jantar de angariação de fundos no Hotel D. Luís a 30 de setembro. Levámos 9 meses a arranjar 50.000 euros, pois não temos donativos de empresas, mas apenas a boa vontade de muitos que dão segundo as suas posses. Mas que Deus permita que andemos agora mais depressa.

Mas juntos conseguimos!

Vamos a isto! Juntos Conseguimos!

NIB da conta de construção do centro paroquial e igreja de S. João Baptista de Coimbra:

NIB: 0035 0623 0000 1850 1304 3

Ateliê do Tempo e do Saber

Vai ganhando consistência o Atelier do Tempo e do Saber na nossa paróquia.

Funciona às terças-feiras das 14H30 às 18H00 e é gratuito. Há belas aulas de pintura das 14H30 às 16H30. Há aulas de bordados e ponto de renda. E já há obra feita. Mas são sempre bem-vindas outras pessoas. Há sobretudo muita amizade, alegria e partilha. Um ambiente bem descontraído.

Venha ver e inscreva-se neste atelier das terças-feiras.

Nas festas de S. João, serão expostos para venda os artigos confecionados e o produto reverterá para a construção da Igreja.

Torne-se voluntário da Paróquia de S. João Baptista!

Paróquia de São João Baptista no Facebook (clique aqui)