Queremos acolhê-lo(a) de coração largamente aberto a si que nos visita através do nosso Sítio na Internet. Queremos acolhê-lo tão bem como se nos visitasse na nossa igreja ainda pré-fabricada. Hoje acabaram as fronteiras. E o território da paróquia pode ir até aí, onde está agora, a entrar em contacto connosco, através deste sítio. Bem-vindo(a).

A paróquia de São João Baptista de Coimbra, tem apenas seis anos de existência como comunidade cristã estável, neste território que engloba as localidades de Alto de São João, Areeiro, Boavista, Pinhal de Marrocos, Portela do Mondego, Polo II, Vale das Flores, Vila Franca, Urbanização Quinta da Fonte, Urbanização Quinta da Romeira, Quinta das Nogueiras, bem como outras zonas limítrofes a estas.

A paróquia é o sinal da presença de Deus que armou a sua tenda entre nós e nos convida a todos à Comunhão com Ele e uns com os outros. Ela é família dos filhos de Deus nascida nas águas do baptismo e alimentada na mesa da Eucaristia. «A Igreja existe para evangelizar. Esta é a sua mais profunda identidade.» Evangelizar é anunciar pela palavra e pelos actos que Deus ama os homens, nunca desiste deles, que lhes oferece o seu perdão, cura os seus corações feridos, e os reintegra sãos e salvos no caminho da Vida, pois Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. Este anúncio é a nossa prioridade e procuramos que em todas as actividades habituais ele esteja presente directa ou indirectamente.

• Procuramos anunciar explicitamente a fé através do curso Alpha.

• Procuramos, através das células paroquiais de evangelização, formar discípulos de Cristo, que formem outros discípulos.

• Procuramos através das visitas ao domicílio (porta a porta) ir em visitação das pessoas individuais e famílias, para as escutarmos e podermos partilhar com elas a nossa fé em Cristo.

• Procuramos convidar a todos à oração comum regular e diversificada, sobretudo através da adoração eucarística (40 horas por semana, ininterruptamente, dia e noite).

• Louvor e oração carismática às quartas- feiras, de 15 em 15 dias, por enquanto.

• Eucaristia todas as tardes às 19h, com excepção da segunda-feira.

• Um grupo de jovens começou este ano a organizar-se e são as primícias de um trabalho juvenil numa paróquia onde está o maior polo Universitário de Coimbra, alguns institutos superiores, o conservatório nacional e várias escolas secundárias.

Depois de visitar este Sítio Internet da paróquia de S. João Baptista de Coimbra, convidamo-lo(a) a visitar-nos na nossa igreja pré-fabricada, mas muito acolhedora. A porta está sempre aberta para um acolhimento espiritual ou pastoral ou simplesmente para conversarmos à volta de um café ou de um chá com bolos.

P. Jorge Silva Santos