Abertura da Catequese e Acolhimento das crianças e pais - 30 Setembro

 

 

Festa de Abertura da Catequese na nossa paróquia.


O modelo de catequese é o familiar, e por isso na paróquia há catequese de 15 em 15 dias, para pais e filhos separadamente.

 

Inscrições Abertas!

Carta ao menino Jesus - Marta Nogueira 7º Ano

Meu Jesus:

És o meu melhor amigo e quero que sintas muita felicidade no teu dia de anos, pois muita gente ignora-o, ou então percebem-no de outra forma: prendas, comida, luzes, etc.

Eu Amo-Te e quando estou mal és a primeira pessoa com quem desabafo, a quem peço ajuda, agradeço, peço perdão e digo todas as coisas que se costumam dizer quando se tem um melhor amigo e Tu és o meu. És das únicas pessoas em quem realmente confio.

Eu também não gosto que as outras pessoas ignorem o meu aniversário ou o troquem por outra coisa que não seja nada interessante, ou não tanto.

Mas espero que este ano o Teu aniversário não passe em branco. 

Beijinhos

Marta Nogueira 

Carta ao menino Jesus - Marta Ribeiro 7º Ano

Querido Menino Jesus:

Daqui por uns dias celebras mais um aniversário, numa noite que muitos crêem mágica, especial e única.

Esta noite, que se repete há mais de dois milénios, deveria, acima de tudo, comemorar o Teu nascimento e fazer-nos relembrar a importância do mesmo. 
Há muitos, muitos anos até talvez tenha sido esse o espírito desta quadra, mas hoje...

Todos sabemos que poucos são aqueles que se lembram de Ti. Para muitos o Natal é mais uma época para trocar prendas, fazer jantares e tirar férias. O Natal é bem mais do que isso. Sei que não se devem dizer estas coisas, mas tenho pena que estas pessoas não parem um pouco mais e parece-me que também já estou como elas. Isto causa-me tristeza porque o Natal tem que aquecer o coração e alegrar a vida.

Sabes! Parece-me que inventámos um Natal em que não é preciso ninguém nascer para que seja Natal. Achamos que já lá vai muito longe o dia em que um Menino nasceu e Ele hoje não nasce nos shoppings, nos super-mercados. Nem nasce nos embrulhos cheios de coisas inúteis e nos cartões e mensagens. As luzes já não se parecem nada com a estrela, não iluminam ninguém e estão ali, mas ninguém se pergunta porquê.

Olha, Menino Jesus, no meio de tudo isto restam as crianças com os olhos cheios de curiosidade e de pureza, desejosos de dizer que afinal há Natal.

Desejo-te um feliz aniversário. Eu tudo vou fazer para Te fazer feliz neste dia.

Parabéns!

Com muito respeito

Marta Ribeiro

 

P.S. 

Ajuda –me a fazer –Te feliz todos os dias através das pequenas acções que realizo.

Festa da Luz do 3º Ano - 03/12/2016



«TESTEMUNHO DE UMA MÃE»

Quando me convidaram para escrever alguma coisa sobre a Festa de Abertura da Catequese aceitei de imediato, pois seria a altura ideal para poder agradecer a toda a organização pelo dia maravilhoso que nos proporcionaram.
Este ano, para além do local ser lindíssimo e com um excelente jardim para as nossas crianças brincarem, não posso deixar de referir a frase do meu filhote do meio que me disse "mamã, adorei esta festa e quero estes jogos para o meu aniversário". Realmente os 'jogos do Helder' foram uma excelente escolha para os filhos mas também para nós, pais, pois divertimo-nos a valer. Foi uma festa em que sentimos que realmente todos se estavam a divertir muito e em segurança. A repetir, sem dúvida. Até o Sr. Bispo se juntou à brincadeira!
Depois o mais difícil foi acalmá-los para o momento mais solene: a Missa. Embora estivessem muito irrequietos, as músicas alegres ajudaram a que eles colaborassem.
Mais uma vez, muitos parabéns à organização! O Seminário de Coimbra é um local belíssimo.

Filipa Calhoa»

1º Volume "Jesus gosta de mim"

 

Animadora: Isolina Melo (Pais)         

Catequista: Isabel Santos (Crianças)

 

 

Horário: Terça-Feira das 18h30 às 19h30

 

Celebrações/Festas Importantes:

                   Celebração do Acolhimento (01 de Outubro de 2016)

                       

2º Volume "Ensina-me a rezar"

 

Animador: Joaquim Sousa (Pais)

Catequistas: Maria Vitória Neves (Crianças)

                          Fernanda Fernandes (Crianças)

 

 Horário: Quinta-Feira das 18h30 às 19h30

 

Celebrações/Festas Importantes: 

                     Festa do Pai Nosso (26 de Março de 2017)

                     

3º Volume "Queremos seguir Jesus"

 

Animadora: Maria de Lurdes Rosário (Pais)

Catequista: Cidália Santos (Crianças)

 

Horários: Segunda-feira das 18h30 às 19h30

 

Celebrações/Festas Importantes: 

                   Festa da Luz

                   Festa da 1ª Comunhão com 2 Baptismos (07 de Maio)

4º Volume "Tens palavra de vida eterna"

 

Animadora: Elsa Lopes (Pais)

Catequista: Catarina Lopes (Crianças)                                           

 

 Horário: Terça-Feira das 18h30 às 19h30 

 

Celebrações/Festas Importantes: 

                         Festa da Palavra (22 de Janeiro 2017)

5º Volume "Sereis o meu povo"

 

Animadora: Margarida Caetano (Pais)

Catequistas: Madalena Sousa (Crianças)

                           Rosário Faina (Crianças)          

 

 Horário: Domingo das 10h00 às 11h00

 

Celebrações/Festas Importantes: 

                     Festa da Esperança (18 de Junho de 2017)

6º Volume "Creio em Jesus Cristo"

 

Catequistas: Roberto Mineiro

                           Isabel Ferreira

                           Ana Ferreira                                            

 

 Horário: Sábado das 16h30 às 17h30

 

Celebrações/Festas Importantes: 

                    Profissão de Fé  (14 de Maio de 2017)

7º Volume "Projecto +"

 

 

 

Catequista: Madalena Sousa                                                

 

Horário: Quarta-Feira das 18h00 às 19h00

 

                   

 

 

8º Volume "Somos +"

 

Catequista: Maria de Lurdes Rosário

 

Horário: Sexta-Feira das 19h00 às 20h00

 

Celebrações/Festas Importantes: 

                    Festa da Vida (21 de Maio de 2017)

Catequese Paroquial

Uma das actividades normais de qualquer paróquia é  a catequese das crianças. A paróquia de S. João Baptista tem um bom corpo de catequistas, homens e mulheres, competentes  em pedagogia catequética mas também com um grande amor e ternura pelas crianças. Por isso, todas as crianças acabam por gostar de ficar na catequese. Temos grupos do 1º ao 8º ano, esperando que cheguemos pouco a pouco ao 10ºano.

Do 1º ao 5º ano a catequese é familiar; Quer dizer, os pais vêm com as crianças, só de quinze em quinze dias, e nessa altura, enquanto as crianças estão com os seus catequistas, os pais ficam com um pai ou um casal animador que os ajuda a preparar a sessão seguinte da catequese que eles darão em casa. O mais interessante neste modelo é que, pouco a pouco, este grupo de pais vai-se constituindo como um grupo de amigos e querem ir mais longe no aprofundamento das suas próprias dúvidas de fé.

 

Para primeira inscrição na Catequese, faça Clic no endereço  www.aparoquia.com/, e vá directo ao programa Paróquias , onde se deve registar como paroquiano e de seguida, fazer a sua inscrição online e submete-la à Paróquia através deste mesmo endereço electrónico, gratos ficamos com a sua colaboração.

Para renovar a matrícula do seu educando(a), deve descarregar aqui o modelo , que deverá remeter por e-mail (ver em Telefonico/E-mail)

                                          CATEQUESE FAMILIAR NA PARÓQUIA

    É uma modalidade recente para fazer interagir pais, crianças e catequistas no anúncio da fé aos mais novos. Os pais comprometeram-se no Baptismo a serem os primeiros educadores da fé dos seus filho, e esta responsabilidade não fica cumprida só por levá-los à catequese. É preciso que eles sejam também, em casa, as primeiras testemunhas da fé para os filhos. Mas temos de ser realistas. Muitas vezes os pais não se sentem preparados para esta missão pois, também eles, têm muitas dificuldades em relação à fé, A Catequese Familiar, pretende dirigir-se, ao mesmo tempo, aos pais e aos filhos, mas quase diria, em primeiro lugar aos pais, para que estes possam ajudar os filhos.

       Esta catequese é quinzenal. Os pais vêm, trazendo os filhos e, enquanto estes vão para uma sala com os seus catequistas,aqueles vão para outra com um animador. Este deve ter um nível cultural e uma segurança na fé capaz de animar uma reunião com os pais e responder às suas perguntas. Mas esta reunião é sobretudo para preparar com os pais a catequese que eles próprios se responsabilizam a dar na semana seguinte em casa, aos seus filhos. Claro que muitas vezes as questões sobre a fé e a vida da Igreja vêm ao de cima e é sempre um diálogo fecundo. Temos visto pouco a pouco os pais vão fazendo o seu caminholento, indo com os filhos á  Eucaristia  e dando-lhes o exemplo a que se comprometeram.

     Atualmente os cinco primeiros anos de catequese na Paróquia, têm esta única modalidade da Catequese Familiar e acho que os pais e filhos estão contentes com o caminho percorrido.

"Pe. Jorge"