Jantar de apresentação Alpha Jovens

Ficha de inscrição

Descarregue aqui a ficha de inscrição

Conferência Alpha Jovens

Alguns elementos do Grupo de Jovens, participaram na conferência Alpha Jovens, em Coimbra, para se prepararam para realizar o próximo Alpha Jovens na paróquia.

Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus encontrou a passagem onde estás escrito: «O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos, e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor.» Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos n'Ele. Então Jesus começou a dizer-lhe: «Hoje cumpriu-se esta passagem da Escritura que acabais de ouvir» Lc 4, 17-21

ALPHA JOVENS ESTEVE EM RETIRO DE FIM FDE SEMANA

Vinte e sete jovens da Paróquia estiveram no seminário da Figueira da Foz no fim de semana de retiro que faz parte do percurso Alpha. Começamos na sexta feira ao fim da tarde e terminaram no sábado à noite.

Os animadores, todos eles jovens universitários, já fizeram o percurso Alpha Jovens nos anos anteriores e foram depois convidados a fazerem parte da equipa. Fiquei impressionado com a atenção que dão às palestras, pois enquanto decorrem, os seus olhos estão cravados no orador como quem tem sede de acolher a palavra de Deus. Só meia dúzia destes jovens fizeram os dez anos de catequese normais na igreja em Portugal. Um deles nunca andou na catequese e muitos outros andaram 2, 3 ou no máximo 6 anos. Situados entre os 15 e 20 anos, a maioria deles já no 1º ano da faculdade, levam consigo muitas questões profundas para as quais procuram respostas. Apesar de terem tido missa Vespertina ao terminar o fim de semana, foi com muita alegria que vi, vários deles, aparecerem na missa de Domingo à noite para reencontrarem os colegas. Agradeço a todos os paroquianos que rezaram por este encontro. Alegrai-vos por verdes que cresce o número de jovens que abrem o seu coração ao Senhor. Alimentai comigo o sonho de ver a Paróquia cheia de jovens felizes por conhecerem Cristo e terem uma relação viva com Ele, comprometidos com a sua Igreja na construção de uma civilização de amor, o outro nome do Reino de Deus,. Se trabalharmos juntos na realização deste sonho coletivo será possível, porque Ele está connosco.

Pe. Jorge

Alpha Jovens
(entre os 14-18 anos)

O percurso Alpha para jovens tem a mesma estrutura que o dos adultos, mas usa mais a linguagem multimédia, a música e tudo está preparado para ser mais dinâmico, e despertador do interesse destas idades

O Alpha Jovens baseou-se numa experiência inesquecível. Uma experiência onde conheci novas pessoas, onde adquiri conhecimentos de uma forma muito natural. Foi também nesta experiência que comecei a perceber melhor alguns sinais do meu dia-a-dia, coisas que não ligava minimamente antes, mas que agora dou bastante valor. Pensava que não passavam de meras parvoíces, mas nestas sessões passo a passo, percebi que nunca estamos sozinhos, independentemente do sítio, da hora, do momento, independentemente das decisões, temos sempre uma força superior a tomar conta de nós, e que pelas coisas mais básicas conseguimos obter respostas. Aprendi a perguntar e a interpretar respostas.

Os momentos mais tocantes deste percurso basearam-se no fim-de-semana, que foi sem dúvida uma experiência espetacular. Tudo era diferente, o convívio, a música, as brincadeiras, até mesmo as orações. As orações, foram sem dúvida a parte que mais me dizia. A cada palavra dita pelas pessoas que me rodeavam, a cada cântico era uma sensação de que tudo o que estava a ser dito era o que eu sentia, e sem quê nem porquê uma imensidão de sentimentos e lembranças vinham à memória, coisas inexplicáveis... Se o tempo voltasse atrás diria que sim novamente. Ter aceitado entrar para o Alpha foi das melhores escolhas que fiz