Início percurso Ela&Ele - 13 de Janeiro de 2018

Com base na pedagogia dos Percursos Alpha, o percurso “Ela & Ele” visa ajudar os casais a “construir uma relação duradoura”.

Em poucas palavras, trata-se de um percurso em “oito jantares românticos”, em que cada casal começa uma refeição a dois à luz das velas, passando depois por uma apresentação temática intervalada por tempos de diálogo em casal, porque não há discussões em grupo. No final de cada sessão, são propostos exercícios em casal para casa.

Embora seja um percurso promovido pela equipa de pastoral familiar da Paróquia de S. João Baptista, o tema da religião não é propriamente abordado, pelo que é aberto a casais não cristãos.

O preço por casal e por sessão é de 12€ e há serviço de babysitting.

Novo percurso ELA E ELE - 28 de Janeiro

 

Tem início a 14 de janeiro (2017) um novo percurso para casais «Ela e Ele: como construir uma relação duradoura».

Composto por 8 sessões, dedicadas a temas como a comunicação, a resolução de conflitos, o perdão, a família alargada ou a sexualidade, pretende ajudar qualquer casal que deseje construir uma relação sólida e duradoura, mesmo que não estejam casados católica ou civilmente.

Proporcionando a possibilidade de passar algum tempo junto e refletir em casal, o PERCURSO ELA E ELE destina-se a qualquer casal que queira trabalhar a sua relação de casal investindo nela, seja para reforçar um casamento sólido, seja para ultrapassar dificuldades do casamento.

Cada sessão começa por uma refeição a dois. Um jantar à luz das velas permite passar tempo juntos em casal. Em cada sessão é apresentada uma exposição por um casal (com o apoio de vídeos, powerpoint, etc.). A exposição é interrompida para fazer exercícios em casal, acompanhados por café, chá e bolos. No final de cada sessão são propostos exercícios em casal para casa.

A intimidade do casal é sempre respeitada. Não há discussões de grupo nem necessidade de dar a conhecer as discussões do casal a qualquer outro.

Esta nova edição vai realizar-se no Instituto Universitário Justiça e Paz (Couraça de Lisboa, nº30 – Coimbra).

As sessões decorrem ao sábado à noite, a partir das 20.00 horas, nos dias, 14, 21 e 28 de janeiro, 4 e 18 de fevereiro 4, 18 e 25 de março.

Já muitas dezenas de casais experimentaram. Os seus testemunhos demonstram o quanto fazer o ELA E ELE foi importante: (…) perceber a importância de dedicar tempo ao casal e a importância de verbalizar o amor. (…) colocar-me no lugar do outro, tentar perceber o que o outro sente, pensa, quer. (…) conversar em casal sobre temas que normalmente não conversamos. (…) renovar a nossa relação de amor. (…) ter mais atenção às necessidades do meu cônjuge.

 

Inscreve-te e traz um casal amigo!

Ficha inscrição - Percurso «Ela e Ele: como construir uma relação duradoura»

Descarregue aqui a ficha de inscrição

   

Um dos grandes dramas do nosso tempo é a desestruturação das famílias, causada pelos constantes divórcios. O divórcio gera sempre sofrimento e pobreza pois há sempre vítimas que sofrem e ficam a viver uma penosa solidão. O cônjuge abandonado, os filhos, os pais. A Igreja precisa de fazer mais para ajudar os casais a construírem uma relação bem alicerçada para que não se derrube no primeiro embate. O percurso Ela e Ele para casais é uma bela oportunidade para propor a qualquer casal, unido pelo matrimónio ou não.  Também nascido no Alpha este percurso, com a duração de sete encontros, sempre com um jantar, onde o casal se senta, frente a frente, num ambiente romântico, com música de fundo, ajuda os casais a aprofundarem a sua relação e a encontrarem-se com os valores cristãos do matrimónio e da família. Todos os casais que têm feito este percurso, dizem que trouxe ao seu casal uma grande ajuda para viverem melhor a sua relação. Orientam este percurso a equipa de pastoral familiar da paróquia com mais alguns casais que já fizeram este percurso. O percurso é de sete  semanas com uma periodicidade quinzenal: os temas são:

1. Estabelecer bases sólidas,

2. A arte da comunicação,

3. O amor em acção,

4.a resolução de conflitos,

5. O poder do perdão,

6.Pais e sogros,

7. Uma sexualidade verdadeira

 

Percurso Ela e Ele

Percurso Ela e Ele: Este é um belo percurso que tem dado abundantes frutos na vida dos casais.

É um percurso-ferramenta. Isto é; oferece aos casais os meios de construírem um amor sólido e harmonioso para toda a vida. Aborda os grandes temas que ajudam a construir um casamento que possa durar a vida inteira.

Tem a duração de 7 encontros, com uma regularidade quinzenal. Inicia-se sempre com um belo jantar onde os casais estão frente a frente, em mesas separadas, de duas pessoas, num ambiente calmo e romântico, com música de fundo, e luz indireta. A equipa responsável pelo percurso, serve o jantar e dá os temas. A maior parte do trabalho é feito, porém, pelo casal, através de exercícios de partilha que fazem um com o outro, à mesa. Tudo se passa na intimidade dos cônjuges. Não há partilhas entre os diversos casais. Temas como: «Estabelecer bases sólidas, a arte da comunicação no casal, o amor em atos, a resolução dos conflitos, o poder do perdão, a relação pais e sogros, viver uma sexualidade verdadeira, vão ajudando o casal a refletir e a exercitar tudo o que podem melhorar. Nos quinze dias que medeia entre cada encontro, os cônjuges tentam pôr em prática, o que aprenderam e, o resultado, é a intensa alegria de um amor renovado e por vezes reencontrado quando já se julgava perdido. É um percurso aberto a qualquer casal que deseje aprofundar a sua relação para que seja feliz e duradoura. Em França este percurso tem sido tão importante que se tornou um grande parceiro da pastoral familiar de todo o país. Em Portugal têm-se feito percursos em Lisboa e em Viseu. Na Diocese de Coimbra, fizeram-se em Febres, Santa Clara e, agora, está a ser feito, um por ano, aqui na paróquia

Ela & Ele

NOVO PERCURSO ELA E ELE PARA CASAIS

    Será realizado na Paróquia a começar a 17 de Janeiro de 2015. Este caminho em grupo de casais tem a duração de 7 encontros, e é quinzenal. Inicia-se sempre com um belo jantar onde os casais estão frente a frente, em mesas separadas, de duas pessoas, num ambiente calmo e romântico, com música de fundo, e luz indireta. 

A Equipa de casais responsável pelo percurso, serve o jantar e dá os temas . A maior parte do trabalho é feito porém, pelo casal, através de exercícios de partilha que fazem um com o outro depois do tema. Não há partilhas fora do casal. Tudo se passa na intimidade da mesa. É um belo percurso que tem dado abundantes frutos na vida dos casais.

Dirige-se a qualquer casal que deseje construir uma relação duradoira e feliz, sendo casados catolicamente ou NÃO.