Festa de encerramento das atividades das células paroquiais de evangelização

No próximo domingo, dia 16 de Julho, irá decorrer aqui na paróquia a festa de encerramento das atividades das células paroquiais de evangelização, com o seguinte programa:

11h - Missa conjunta na igreja

12h30 - Oração de Louvor

13h - Almoço partilhado

14h30 - Apresentações das CPE

15h30 - Concurso e Jogos

17h - Adoração Eucaristica

17h30 - Lanche de encerramento

Peregrinação Diocesana a Fátima - 8 de Julho

Irá um autocarro da paróquia. Podem começar a inscrever-se.

08h00 - Partida.
10h00 - Terço na Capelinha.
10h45 - Procissão para a Basílica da Santíssima Trindade.
11h00 - Missa presidida pelo senhor Bispo.
12h30 - Almoço .
14h30 - Assembleia Diocesana na Basílica da S. Trindade.

Contamos com 11.000 pessoas.

Está disponível ao fundo da igreja o guião da Peregrinação Diocesana a Fátima que contém 6 encontros de Lectio Divina como preparação do jubileu Mariano.

Os grupos da paróquia, que já se reúnem habitualmente, procurem na reunião de grupo fazer essas catequeses orantes, que estão muito bonitas e profundas. Foram feitas pelo Sr. D António Marto, Bispo de Leiria Fátima com uma equipa que com ele trabalhou. Quem não fizer parte de nenhum grupo, pode fazê-las em casa, em família ou individualmente.

Demos graças Deus pelo Diácono que nos envia! - 2 de Julho

O diaconado é o primeiro grau do sacramento da Ordem que se distribui em três graus: diaconado, presbiterado e episcopado. O diaconado, como ministério ordenado permanente, depois de estar em grande uso nos primeiros séculos da Igreja, acabou por desaparecer, ficando apenas como ministério transitório dado aos que caminhavam para o presbiterado. Todos os padres foram, primeiro, diáconos, durante seis meses a um ano e depois é que são ordenados presbíteros.

O Concílio Vaticano II restaurou o diaconado permanente, abrindo a porta a homens casados que o pudessem receber. Esta experiência bem sucedida pode abrir a porta a que, mais cedo ou mais tarde, também se possam vir a começar a ordenar, no grau do presbiterado, homens casados, já provados por uma vida de fidelidade a Cristo e à igreja. Não sabemos por onde o Espírito conduzirá a Igreja mas é uma possibilidade, já que o celibato dos padres não é uma questão doutrinal, mas disciplinar, que a Igreja pode mudar quando achar bem…

O diácono pode presidir a celebrações da Palavra, com a autoridade de ministro ordenado, ler o Evangelho na missa, se necessário, fazer a homilia, batizar, presidir a casamentos, e muitos outras serviços em que, unido ao pároco, pode fazer com a autoridade de ministro ordenado.

O diácono Albano é um homem com um currículo de vida excelente e tem feito um trabalho notável. Tem sido sempre um homem íntegro como pai de família (3 filhos), marido e cristão comprometido.

Trabalha há muitos anos na Caritas, onde, desde o princípio, tem sido o diretor técnico da Comunidade de Tratamento e Reinserção Social de Toxicodependentes e Alcoólicos em Maiorca, trabalho que continua a exercer com êxito. Ainda jovem, foi seminarista e noviço nos Salesianos, onde fez todo o curso de Filosofia. Na Alemanha, onde trabalhou vários anos, fez a licenciatura em Serviço Social e, já em Portugal, fez o mestrado em Psicologia da Saúde, além de durante vários anos ter feito formação como psicoterapeuta. Quando foi convidado para diácono há 4 anos, fez o curso de Teologia e Ministérios no Seminário Maior de Coimbra.

Já na paróquia tem desenvolvido com êxito um ministério de escuta e acompanhamento de pessoas com dificuldades de vária ordem.

É, pois, para nós uma graça e um enriquecimento tê-lo como diácono na nossa paróquia. Na Eucaristia de amanhã, dêmos graças a Deus pelo dom que nos dá.

No final da missa, haverá um almoço feito à base de grelhados. Este almoço não será de angariação de fundos e, por isso, as pessoas serão convidados a contribuir apenas com o custo dos gastos que se fizerem, dividido por todos.

Inscreva-se na paróquia.

Contas da Festa de São João Baptista 2017

Já estão feitas as contas da festa em honra de São João Baptista:

Receitas — 12.314,15€
Despesas — 6.988,70€

Saldo positivo 5.325,45€

Agradecimento caloroso

Resta-nos agradecer muito calorosamente a todos. A começar pela equipa organizadora da festa, que é inexcedível e que se fartou de trabalhar, continuando com os voluntários que deram do seu melhor e manifestaram um verdeiro amor a Cristo e à Igreja.

O nosso agradecimento enorme vai também para todos os membros da comunidade que ofereceram géneros alimentícios, bolos e tudo o mais que foi necessário.

Obrigado também a todos aqueles que vieram à festa porque, além de quererem passar uns momentos de convívio e de festa, queriam também ajudar a causa que acalentamos: a construção do centro paroquial e da igreja. Bem hajam!

E, assim, a conta da construção dá um salto maior!